sábado, 23 de janeiro de 2010

Joaquim Nabuco

JOAQUIM NABUCO


Amigos,

Neste domingo, dia 17, completa cem anos da morte de Joaquim Nabuco, o maior dos brasileiros que se levantou contra a prática do uso do trabalho escravo na produção de riqueza no Brasil. Quando escreveu sobre a sua formação, ele lembrou que a cena que marcou a sua vida aconteceu quando ele ainda era menino. Estava na varanda com a sua madrinha, quando um escravo, menino como ele, todo machucado pela surra que levou do seu dono, proprietário do engenho vizinho, pediu para ser comprado para poder escapar da violência do seu senhor. Essa cena fez com que Joaquim Nabuco prometesse a si mesmo que tudo faria para acabar com a escravidão no Brasil. Assim ele fez. Ainda estudante de direito defendeu um escravo que, para não mais ser espancado pelo seu dono, o matou. Depois se tornou deputado e, durante toda a sua vida dedicou-se para acabar com a escravidão, o que veio a acontecer no dia 13 de maio.

Mas Joaquim Nabuco queria o fim da escravidão com uma reforma agrária, com a entrega de terras para que os ex-escravos trabalhassem para si mesmo, que fossem criadas escolas para todos os homens e mulheres brasileiras. Joaquim Nabuco entendia que era necessário um grande esforço educacional para superar os males causados pela escravidão. Um desses males é a mania que alguns brasileiros têm de viver gritando com os outros, de não tratar todos como seus iguais. Infelizmente, depois da assinatura da Lei Áurea não aconteceu esse esforço educacional para integrar todos os brasileiros em uma só nação.

É para completar o trabalho de Joaquim Nabuco que o Programa Canavial lembra que precisamos melhorar as nossas escolas, para que elas não sejam apenas lugar onde se aprende mal a ler, escrever e contar, mas que elas sejam lugares de formação de cidadãos e homens livres. O Programa Canavial homenageia Joaquim Nabuco e convida todos os professores das escolas da Zona da Mata Norte a conversar em suas escolas sobre o maior de todos os brasileiros.


ps. Escrito para os programas dos dias 15 e 16 de janeiro 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário