FESTA DE LOUVAÇÃO DA VIDA – O CARNAVAL
Amigos,
Uma semana que temos para que ocorra o carnaval. Esta festa parece que foi, em tempos passados, um festival em homenagem à deusa da fertilidade. A festa de carnaval primeiro foi realizada por povos que viviam em regiões que ficam acima da linha do Equador, essa linha que a gente imagina que divide a terra. As festas em homenagem à deusa primavera ou da fertilidade aconteceram primeiro no lugar chamado Mesopotâmia, hoje conhecido como Iraque.
Como a gente sabe, a primavera é o tempo em que as plantas dão flores, nascem os frutos, os animais entram em cio e é a época dos acasalamentos. Nós vivemos abaixo da linha do Equador, e a primavera acontece no mês de setembro, mas o carnaval acontece em fevereiro ou março, porque essa festa religiosa foi trazida pelos povos da Europa, os portugueses, e lá a primavera acontece no mês de fevereiro ou março.
A brincadeira de carnaval começou no Brasil quando a Rainha Dona Maria I de Portugal veio morar no Brasil. As pessoas iam para a rua pra brincar o “entrudo”, que era principalmente a brincadeira de molhar os que passavam nas ruas com água de cheiro e jogar pedaços de papel, os confetes e as serpentinas. Também jogam água suja. Os barões, condes, viscondes, marqueses e outros ricos, brincavam o entrudo e faziam as festas em clubes fechados. Mas depois que foi decretado o fim da escravidão e da proclamação da República, a maior parte da população passou a ser livre, e esse povo começou a fazer o carnaval de rua. E foi então que no Rio de Janeiro começou a aparecer o samba e as Escolas de Samba; na Bahia apareceu o Afoxé; no Recife foi o começo a tradição da música e da dança do Frevo e, na Mata Norte começou a aparecer os Caboclinhos, os grupos de mulugu, depois conhecido como maracatu.
Nessa semana, nos terreiros e nas sedes tudo está acontecendo no sentido de terminar a preparação para a saída de nossos maracatus, de nossos caboclinhos.
O Programa Canavial, nesta semana deseja aumentar a animação dos donos de maracatus, dos mestres de maracatus e mestres caboclos, dos mestres das tribos de caboclinhos e das tribos de índios para que todos estejam, sob a proteção de nossos santos e nossos caboclos para fazer, do nosso carnaval a grande festa de louvação da fertilidade de nossa vida.
Editorial escrito para o Programa Canavial dos dias 5 e 6 de fevereiro de 2010.
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)