sábado, 23 de janeiro de 2010

Os Santos e a nossa saúde

Os Santos e a nossa saúde

Severino Vicente da Silva

Algumas das nossas cidades da Zona da Mata têm como padroeiro, como protetor São Sebastião, um cristão que foi soldado e morto durante o governo do imperador Diocleciano de Roma. Os portugueses trouxeram para o Brasil a devoção a São Sebastião como o santo protetor contra a peste, em uma época em que pouco se podia fazer para vencer as epidemias além de rezar. A devoção a São Sebastião continua entre os católicos. Da mesma maneira, os brasileiros que seguem a religião do Candomblé também cultuam a Obaluayê. Fazem bem os que pedem aos seus santos e orixás a proteção contra as doenças. O Programa Canavial acompanha as festas realizadas em homenagem a todos os protetores do povo da Mata Norte.

Mas o Programa Canavial lembra que nos dias atuais nós podemos fazer mais que rezar para os espíritos, santos e orixás no sentido de ficarmos livres das doenças. Hoje nós sabemos que muitas das enfermidades podem ser evitadas com medidas simples, como lavar as mãos, manter as ruas limpas, e outras ações que cada um de nós pode fazer. Mas também as iniciativas que os que administradores públicos precisam estar atentos. Por exemplo, é necessário que as nossas cidades tenham um bom serviço de distribuição de água e recolhimento de esgotos, coleta de lixo, oferta de serviços de saúde e, nas escolas, igrejas, associações todos devem ajudar a manter todos os espaços limpos. Ruas, quintais, jardins e terreiros sujos são hospedagens de baratas, ratos, escorpiões e mosquitos, portadores e transmissores de doenças e das pestes que tanto nos incomodam.

O Programa Canavial, nesta semana de Louvor a São Sebastião lembra que podemos pedir ajuda aos nossos santos protetores, mas devemos ajudá-los a nos ajudar, mantendo nossos corpos, nossas casas, nossas ruas e os ambientes onde trabalhamos e vivemos, limpos e saudáveis.

ps. escrito para os programas dos dias 22 e 23 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário