sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Festival Canavial

FESTIVAL CANAVIAL

Severino Vicente da Silva

Caros Ouvintes

Nas próximas semanas será realizado nas cidades de Nazaré da Mata, Vicência, Aliança, Condado e Goiana o Festival Canavial. Este festival já está fazendo parte da nossa vida cultural, a vida cultural da Mata Norte. Ele sempre é feito com novidades. Este ano, uma das novidades é que ele não acontece em uma cidade apenas, mas em cinco, desde o vinte de novembro até o dia 5 de dezembro. Outra novidade é em cada cidade, a produção dos eventos está sendo feita por pessoas do lugar, jovens que completaram o curso de Produção Cultural, que o movimento canavial ofereceu em Nazaré da Mata. Neste Festival eles irão demonstrar na prática o que aprenderam, completarão o seu curso.
Fui pesquisar no dicionário o significado da palavra Festival. Esta é uma palavra que tem muitos sentidos. Disse que é uma festa composta de muitas atividades que concorrem para fazer a alegria dos que vão participar; outro sentido é que é uma festa cívica, ou seja, é uma festa que é realizada para homenagear a cidade onde ocorre o festival; também significa festas escolares ou festas comemorativas de alguma colheita. Mas Festival também significa uma coroa de flores que coloca na entrada de uma cidade ou de uma casa onde está acontecendo a festa.
Vejam que coisa! Nós iremos nessas duas semanas seguintes fazer uma Festival que é uma homenagem às nossas cidades, e esse festival ocorre num período em que estamos fazendo a colheita da cana de açúcar. Este ano o festival Canavial, além de acontecer nas sedes dos municípios, ocorrerá em sítios e povoados. Toda a cultura do povo brasileiro vai ser apresentada, pois vai ter artistas do Rio de Janeiro, de Alagoas e também do Cabo de Santo Agostinho, de Olinda, Pesqueira, Recife, além dos artistas de nossa região. E outra novidade é que vai ter um ônibus-biblioteca que vai promover leituras, concursos de redação, palestras e brincadeiras com crianças e jovens. E também haverá oficinas para quem quiser começar os estudos para se tornar artesão. Além disso, vai haver vários encontros dos Mestres da Cultura da região com mestres de outras partes do Brasil, porque o Festival Canavial é essa Coroa de Flores formadas por nossos músicos, repentistas, poetas, dançarinos, figureiros, artesões, produtores culturais.
O programa Canavial convida a toda região para participar das atividades do Festival Canavial. Procure saber a programação de sua cidade, ou da cidade vizinha à sua e vá conhecer o trabalho cultural da nossa região, algumas das nossas criações culturais, as criações culturais do Povo Brasileiro.


Editorial para os programas dos dias 13 e 14 de novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário