sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Festival Canavial e o Mérito Cultural

EDITORIAL 42

FESTIVAL CANAVIAL E O MÉRITO CULTURAL

Caros ouvintes,

Estamos na segunda semana do Festival Canavial, que vem sendo realizado em áreas das cidades de Vicência, Nazaré da Mata, Goiana, Aliança e Condado. O cordelista Costa Leite, residente em Condado, já fez palestras e leu seus folhetos para jovens em Vicência e no Assentamento Margarida Alves, em Aliança, nos mesmos dias em que as nossas educadoras realizaram oficinas de leitura no ônibus Biblioteca. Essa viagem está ocorrendo hoje, sexta feira, em Nazaré da Mata e ainda vai acontecer em Condado e no Sítio Chã de Camará.

Nesta semana, Condado recebeu a visita dos Caretas e da Escola de Samba Labariri, vindas de Pesqueira; e Vicência, no dia que homenageia Zumbi dos Palmares e toda a nossa tradição originária da África, realizou um Encontro de Coco, com grupos vindos de Olinda, Cabo, Pesqueira, além dos grupos de Nazaré da Mata, Aliança e Goiana. Estamos realizando uma grande festa da cultura brasileira.
Mas também os nossos mestres de Maracatu e mestres de Caboclinhos estão fazendo aulas espetáculo nas escolas públicas de Nazaré da Mata e Goiana. Foram dezesseis escolas visitadas, e nelas cada mestre contou a história do Maracatu e a história do Caboclinho, e também a história da sua nação. No Festival Canavial estamos celebrando, aprendendo e ensinando a nossa história, a história da cultura brasileira.

Neste final de semana ainda teremos outras atividades, outras atrações, outros momentos de estudo. Receberemos a visita de professores de universidades para conversar com os mestres da cultura e teremos encontros dos Maracatus e dos Mestres da Jurema Sagrada, neste domingo, dia 28 no Baldo do Rio, em Goiana.
E devemos comemorar o fato de o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, no dia 25 de novembro, ter recebido a ORDEM DO MÉRITO CULTURAL. Este anos foram cinqüenta os homenageados e, de Pernambuco também foram agraciados o Balé Popular do Recife e o Mamulengo Só-Riso. O Programa Canavial parabeniza a todos, especialmente ao Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, o primeiro a receber essa Odem do Mérito concedida pelo Ministério da Cultura. A cerimônia de entrega ocorreu no Rio de Janeiro e contou com a participação do Presidente da República.

Parabéns ao Estrela de Ouro de Aliança e a todos os maracatus de Baque Solto de Pernambuco por esse reconhecimento nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário