sábado, 5 de dezembro de 2009

As devoções do povo da mata

O início do mês de dezembro é apresentado como um momento de trocas de presentes. Também é mês de louvação ao nascimento do menino Jesus e em torno dele as homenagens à sua mãe. Maria, esse nome ficou muito famoso e é um dos mais comuns. Praticamente em todas as nossas casas há uma Maria. E são muitas as Marias: Maria da Soledade, Maria do Amparo, Maria Anunciada, Maria José, Maria Aparecida, Maria da Saúde, Maria do Céu, Maria da Penha, Maria do Bom Parto, Maria das Neves, Maria do Ò, Maria do Carmo, Maria do Rosário, Maria Olindina, Maria das Graças, Maria de Lourdes, Maria Flor, são muitas Marias.
Algumas de nossas cidades estão ligadas a Maria a mãe de Jesus. É, por exemplo, o caso de Nazaré da Mata e Goiana, que esta semana estão fazendo homenagem a sua protetora. E no Recife, tem a grande festa de Nossa Senhora do Morro da Conceição em Casa Amarela, no Recife, lugar onde vive muita gente que nasceu na região da Mata Norte.
Mas há uma invocação a Maria que talvez seja a mais popular de todas, e essa é a Maria da Conceição, a Nossa Senhora da Conceição. Um dia, conversando com João Vicente da Silva, descobri que a sua madrinha se chama Nossa da Conceição, a mãe de Jesus. Depois verifiquei que são muitos os pobres que escolheram a Conceição como sua madrinha. Tem gente que é tão pobre que não consegue madrinha para seu filho e então pode a Senhora da Conceição que tome conta do seu filho.
Além disso, se a gente olhar direitinho, em quase todas as casas há um retrato de uma mulher que lembra Maria; E também lembra também outra mulher, um espírito indígena que, segundo crença de muitos, protege as águas dos rios; os índios a chamam de Iara e está relacionada ao culto da Jurema. E também tem a imagem de Iemanjá, a mulher sagrada que protege as águas e está mais ligada aos brasileiros de religião de origem africana.
Todas essas imagens de mulher forte, protetora, amiga, todas elas são celebradas no dia 8 de dezembro. O programa Canavial deseja a todas as cidades que celebram a sua padroeira nesse início de dezembro e a todas as Marias, Iaras e Iemajás muitas felicidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário