segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Caboclinhos Cahetes de Goyana

CABOCLINHO CAHETES

Severino Vicente da Silva

São muitas as razões para que os pernambucanos tenham orgulho de sua história, e entre esses motivos podemos mencionar o município de Goiana e suas muitas tradições culturais. Recentemente tem crescido, entre os Goianenses, a compreensão da riqueza de sua cultura, uma cultura criada ao longo da trajetória histórica da cidade que se confunde com a própria história do Brasil. Nas terras de Goiana a história sempre se fez com a participação dos índios, Caeté, Tabajara, Tupinambá, Tapuia, Canidé e muitos outros. Essa participação foi de várias maneiras, ora na guerra, ora na cooperação com os outros grupos que vieram do outro lado do oceano e, na guerra ou na cooperação, terminou por fazer surgir o povo brasileiro.

E nós sabemos que a história pode ser contada de muitas maneiras, sendo que uma delas é a dança. Por isso, quando a gente, lá em Goiana, assiste a passagem de um grupo de caboclos, o que a gente vê é um pedaço da história do Brasil, a história antiga do Brasil, sendo contada. Ali nós podemos aprender como se organizavam os primeiros habitantes do Brasil, aprendemos que nós tínhamos um governo na pessoa do Cacique; uma religião, na figura do pajé; uma família social comandada pela Cacica e também guerreiros jovens e bonitos que defendiam os mais fracos.

As ruas de Goiana e as ruas de todas as cidades nos mostram o resultado do trabalho do pedreiro, do encanador, do engenheiro, do padeiro, do marceneiro, do carpinteiro, do serralheiro, etc. Quero dizer que todas as ruas das nossas cidades são sinais da história dos nossos antepassados, são resultado dos trabalhos de nossos avôs e avós, de nossos pais e mães, de nossos tios e tias e de todas as nossas famílias. Mas Em Goiana, além disso, o desfile dos caboclinhos conta a história dos nossos pais e mães mais antigos.

O Programa Canavial quer hoje fazer uma homenagem especial ao Caboclinho Cahete de Goiana que neste dia 16 de dezembro de 2009 completou 105 anos de vida, pois desde 16de dezembro de 1904, essa tribo vem contando história antiga do Povo Brasileiro enquanto está fazendo a sua história contemporânea.
Parabéns ao CABOCLINHO CAHETE DE GOYANA.
Viva o Povo Brasileiro.

ps. Escrito para os programas dos dias 18 e 19 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário